Serviço de Convivência

O QUE É?

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS (Sistema único da Assistência Social) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com as famílias.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade das crianças e adolescentes.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

QUEM FINANCIA ESTE SERVIÇO?

A lei 13019/2014 que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, garante ao Espaço Criança a parceria para recebimento de recursos públicos municipais, estaduais e federais para executar este serviço que faz parte da política pública de Assistência social. 

É dever do Estado garantir que a política de Assistência Social chegue aos mais vulneráveis da sociedade, neste sentido nossa missão está em realizar um serviço de qualidade, embora os recursos repassados cubram parte das despesas para manutenção do serviço. Os demais gastos com o Serviço são financiados pelas doações da comunidade, pessoas físicas e jurídicas, além de eventos e promoções que realizamos. Na página da Prestação de Contas você poderá conferir o uso dos recursos, basta clicar aqui.

QUAL É O OBJETIVO?

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades das crianças e adolescentes.

QUAL O NÚMERO DE ATENDIDOS NESTE SERVIÇO?

Atualmente todas as vagas estão completas, sendo atendidas 60 crianças divididas em dois períodos.

O QUE É REALIZADO?

São realizadas diversas oficinas com os atendidos como, Valores Humanos, Temas Transversais, Artesanato, Horta e jardinagem, Esporte, Expressão corporal, Inclusão digital, Brinquedoteca, Contação de história, Musicalização.

QUEM PODE PARTICIPAR?

A prioridade de atendimento são para famílias em situação de vulnerabilidade social, que passará por triagem pela Assistente Social. Nosso atendimento é feito por família, pois não é somente a criança matriculada que é atingida pelo nosso trabalho. Basta ter o Número de Inscrição Social (NIS) e alguns documentos pessoais para a inscrição no Serviço.

CONFIRA NOSSO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES